sábado, 21 de fevereiro de 2009

Qual tem sido a sua oferta?

Na lei judaica, quando alguém cometia pecado, precisava apresentar-se ao sacerdote com um animal. Então, o animal era sacrificado num ato que representava o sepultamento do pecado daquela pessoa. Vários exemplos de sacrifícios desse tipo são descritos no Livro de Levítico.

O animal variava de acordo com as condições financeiras da pessoa. A única exigência era que ele fosse macho, sem qualquer defeito. Alguns sacerdotes, porém, apoderavam-se desse animal perfeito e o substituíam por outro defeituoso que fizesse parte do próprio rebanho, na hora do sacrifício.

A pessoa não sabia que isso acontecia, mas Deus sim. É para esses sacerdotes a palavra: “Se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? (...) Ofereceis sobre o meu altar pão imundo (...) Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa?” (Malaquias 1.6-9). Isso significa que, de maneira nenhuma, Deus aceitaria a pessoa cujas ofertas fossem defeituosas. Mas, quando alguém oferece o sacrifício perfeito, que é a própria vida, certamente é respondido.

Oferta não é só o dinheiro colocado no altar, mas tudo que é feito em função da fé em Deus. Se você é um bom marido, uma boa esposa está apresentando oferta a Deus. Aquele que aceitou Jesus como Senhor e Salvador, e procura viver corretamente, longe da mentira e do engano, está fazendo oferta a Deus, pois, através dos comportamentos e testemunhos deles, outras pessoas conhecerão ao Senhor Jesus e serão salvas. Nossa vida tem que ser uma oferta a Deus, independentemente de onde estejamos, seja em casa, na escola ou no trabalho.

A oferta tem um valor infinitamente maior do que a quantia que ela representa. Muitos colocam somas em dinheiro no altar, mas vivem desregradamente. Eu pergunto: de que adiantou essa oferta?

O apóstolo Paulo disse: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Romanos 12.1).

Ter um comportamento exemplar não é fácil, mas faz parte da oferta que precisamos apresentar a Deus para alcançarmos a Salvação. As pessoas podem enganar umas às outras, mas não podem enganar a Deus, como tentavam fazer os sacerdotes.

Muitos estão na Igreja há anos sem que tenha havido qualquer mudança em suas vidas; são fracassados, figueiras sem frutos. Enquanto isso, há outros recém-chegados que conquistam tudo o que buscam. Isso acontece porque a oferta desses últimos tem sido aceita por Deus.

A sua vida, meu amigo, não depende da igreja ou do pastor. Ela depende da oferta que você apresenta a Deus, que é a sua vida entregue a Ele.

Deus abençoe a todos.
Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário