sábado, 24 de janeiro de 2009

O valor dos filhos.

Uma das características que distingue os judeus de outros povos da Bíblia é o valor que dão aos filhos. Eles aprenderam bem a irrestrita proibição de Javé de sacrificar os filhos.(Deut.12:31-32)e a importância de ensina-los amar e servir a DEUS (Deut.6:7-9). JESUS reagiu com indignação à posição dos discípulos ao negar o valor das crianças no Reino (Mc 10:13-16). JESUS foi mais longe e afirmou que é melhor que morram os que fizerem tropeçar uma criança (Mc 9:42). Ele ensinou que receber as crianças é o mesmo que recebê-lo (Mc 9:37); dar algo as crianças é o mesmo que dar algo a Ele (Mt 10:42); e tornar-se como um criança é o segredo da conversão (Mc 10:15). JESUS convidou a crianças para virem a Ele (Mc 10:14).
Os filhos são bênção de DEUS (Sl 128:3). O Salmo 128 costuma ser chamado de "Salmo do construtor", porque, para o israelita, o lar era uma oportunidade de realiazar a tarefa sagrada de "construir" filhos e filhas. Essa imagem é mostrada na própria língua hebraica. Este conceito relata com clareza o que o Criador tinha em mente pois os pais devem devem empenhar-se em construir os filhos, construindo diante deles os fundamentos da fé por meio de uma vida cristã genuína, honrando a JESUS, alimentando-os e envolvendo-as com oração, refinando-os com o ensino da Palavra de DEUS. Assim, se bem "cosntruidos", no Senhor, esses filhos também se tornarão construtores de filhos e filhas, espalhando a semente santa a às gerações.

As crianças são, pois, fruto mais valioso do Reino. Em geral, elas são sensíveis e dóceis, abertas para o evangelho. São fortes e cheias de vida, com anos de serviço para dedicar ao Reino. As crianças são parte de herança que DEUS dá (Sl 127:3-5). Quando nós as desvalorizamos, estamos indo contra o próprio Todo-Poderoso.

Servir a DEUS é instruir as nossas crianças a temer a DEUS.
Graça e Paz.
Colheita

Nenhum comentário:

Postar um comentário