terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Integridade - Um Manto Santo


Aurélio = Integridade = Qualidade de inteiro; inteireza física. Qualidade de íntegro; inteireza moral; retidão.
Salmos 26:1 "Fazê-me justiça, Senhor, pois tenho vivido na minha integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilar."
Alguns, erroneamente, associam a palavra "integridade" apenas à reputação-aparência externa.
A verdadeira integridade é um atributo do carácter - uma realidade interior referente à singeleza de coração ou à mente, ao desenvolvimento de um carácter imaculado que se dedica a um código moral exemplar. O modelo bíblico de integridade é marcado por alguns traços distintos:

1 - atos inocentes (Gênesis 20:5) "Não foi ele quem me disse: ela é minha irmã? E ela também não disse: Ele é meu irmão? O que fiz foi de coração puro e de mãos limpas."
2 - consciência limpa (Atos 24:16) "Por isso procuro sempre conservar a minha consciência limpa diante de DEUS e dos homens." (Hebreus 13:18) "Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo."
3 - temor à DEUS, autenticidade e oposição à cobiça (Êxodo 18:21) "Mas escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a DEUS , dignos de confiança, e inimigos de ganhos desonestos. Estabeleça como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez."
4 - conduta inatacável e retidão (Jó 2:3) "Disse então o Senhor a satanás: Reparou o meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a DEUS e evita o mal Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo." (Salmos 25:21) "Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti."
5 - honradez (Salmos 7:8) "O Senhor é quem julga os povos. Julga-me, Senhor, conforme a minha justiça, conforme a minha integridade."
6 - distância do que é vergonhoso, enganoso ou astucioso (II Coríntios 4:2) "Antes renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a Palavra de DEUS. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamos-nos à consciência de todos, diante de DEUS."
7 - recusa a servir ídolos (Salmos 24:3-5) "Quem poderá subir ao monte do Senhor? Quem poderá entrar em seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos."
8 - dissociação dos malfeitores (Salmos 26:4-5) "Não me associo aos homens falsos, nem ando com hipócritas; detesto o ajuntamento dos malfeitores , e não me assento com os ímpios."
9 - comportamento honroso (II Coríntios 8:21) "Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens." (I Pedro 2:12) "Mas eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidas pela própria corrupção!"
Entende-se que a integridade de coração guia o indivíduo em rectidão e o conduz a situações gratificantes. (Provérbios 11:3) " A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os detrói."
A integridade é mais aceitável ao Senhor do que o sacrifício. (Provérbios 21:3) "Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifício."
A pessoa íntegra silencia as críticas. (I Pedro 2:13-17) "Por causa do Senhor, sujeite-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados,para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. Pois é da vontade de DEUS que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de DEUS. Tratem a todos com o devido respeito: amém aos irmãos, temam a DEUS e honrem ao rei."
A integridade direciona a mente para a justiça e para o propósito contínuo de fazer a vontade de DEUS e de andar em seus caminhos.
Amados, este é o desejo do Senhor DEUS. Que andemos em conhecimento da Palavra, para não pecarmos contra Ele. Precisamos a cada dia olhar para dentro de nós e estarmos dispostos a renunciar aquilo que nos afasta de DEUS. Por isto hoje você é convidado para entrar de baixo deste Manto de Integridade.
Deus nos chama, para esperiementar qual seja boa, agradável e perfeita vontade d'Ele para nossas vidas. Precisamos apenas ter um pouquinho de disposição.
Graça e Paz!!!
Simone Colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário